Atividades Complementares | Ed. Infantil

  • Educação Emocional

    Objetivo

    Despertar no coração da criança a capacidade de lidar com as próprias emoções, estimulando-a a auto-análise, controle, desenvolvimento da segurança em si própria e da capacidade de auto-motivação, a conter impulsos, etc.

    Este programa consiste em desenvolver na criança os valores humanos, morais, éticos e emocionais. As aulas são ministradas pela “Fada Bella”, que caracterizada explora os temas abordados.

    A criança, adolescente ou adulto que tem o poder emocional corretamente utilizado são pessoas que costumam ser absolutamente controladas e capazes.

    A Educação Emocional e a chave das reservas físicas e psicológicas, são duas grandes e naturais fontes de resistência que muitas pessoas nem sabem que possuem.

    A partir do Minimaternal (2 anos).

     

    Temas abordados

    – Auto-estima

    – Ecologia

    – Paz

    – A importância do amor

    – Não violência

    – Respeitosamente

    – Boas maneiras

    – A importância da família

    – outros

     

    Inglês

    Objetivo

    Despertar o interesse e a simpatia pelo idioma inglês, utilizando de recursos divertidos e estimulantes como:

    – Música

    – Teatro de fantoches

    – Jogos

    – Brincadeiras

    – Pequenas dramatizações e outras ferramentas que incentivem a verbalização

    A partir do Maternal (3 anos)

     

    Conteúdos abordados

    Temas da cultura brasileira e norte americana

     

    Dança Criativa

    Objetivo

    – desenvolvimento total e integrado, nos aspectos (cognitivo, físico, social e emocional).

    – aproveitar com maior eficácia e menor gasto de energia suas experiências diárias.

    – desenvolver o controle da musculatura.

    – incentivar a soltura, a liberdade, a harmonia e a criatividade que trazem em potencial.

    – conhecer seu próprio corpo, aprendendo a percebê-lo e aceita-lo diante de suas próprias características.

    – conhecer suas possibilidades e descobrir seus limites, através de estímulos.

     

    Conteúdo

    1- Pesquisar (conhecer e transformar- o ” como”, “o por quê ” e o “para quê “).

    2- Expressão (capacidade de exteriorizar sensações, emoções e pensamentos por meio do corpo).

    3- Criação (ação, estímulos, escolher a partir de temas).

    4- Comunicação (pesquisa do seu próprio corpo, entrando em um processo de comunicação e relação consigo mesmo, para após conhecer o outro; conhecer=comunicar-se).

     

    Fundamentação Teórica: Prática embasada nas pesquisas e experiências de Maria Fux, Rudolf Laban, Patrícia Stokoe e  Le Bouch.

     

    Estratégias utilizadas

    – brincadeiras de interpretação

    – rodas cantadas

    – exercícios de reprodução de movimentos

    – exercícios de criação de movimentos

    – danças circulares adaptadas

     

    Material

    Bambolês, fitas, lenços, folhas de jornal, bexigas coloridas, entre outros.

     

    OBS: As atividades são realizadas adequando-se a cada faixa etária, respeitando o ritmo individual de cada criança e sua etapa de desenvolvimento cognitivo e motor. 

     

    Dançar é…

    uma expressão do corpo em movimento…transcede o poder das palavras.”      (Vanja Ferreira)
            

    A partir do Minimaternal (2 anos)

     

    Musicalização

    Objetivo

    A música está presente em todo momento na nossa escola. Em especial nas aulas de Musicalização. Experiências sonoras integram-se ao trabalho pedagógico e criam um ambiente alegre e prazeroso. As aulas serão ministradas por professores especializados (formados em música ou musicoterapia).

    A partir do Minimaternal (2 anos)

     

    Informática

    Objetivo

    O projeto informática educativa é visto como uma ferramenta para ampliar a ação pedagógica. As aulas são ministradas na escola, com atividades características da informática educativa para primeira infância.

    A partir do Minimaternal (2 anos).

     

    Oficina de Artes

    Objetivo

    As atividades no ateliê de artes acontecem uma vez por semana na Educação Infantil. A proposta é que as crianças tenham a possibilidade de entrar em contato com universo da arte propriamente dita de  forma lúdica e experimental. Nas aulas serão trabalhados temas culturais e projetos específicos que tenham o foco no aprendizado da história da arte e seus mestres, através de técnicas específicas condizentes a cada faixa etária, onde seja proporcionado a criança autodescobertas.

    ” A arte é uma maneira de revelar-se a si mesmo. E quanto mais sofisticada, mais múltiplas são suas dimensões terapêuticas.”

    A partir do Minimaternal (2 anos)

    • Parabéns! Tenho certeza que fizemos a melhor escolha para nossa filha.

      Papai Daniel
      Jardim I

    Fotos