Atividades Complementares

  • Atividades Complementares | Berçário

    Estimulação Motora

    Estas aulas acontecem semanalmente nos dois períodos do dia (manhã e tarde), tanto para a Fase I (de 4 a 8 meses) quanto para a Fase II (acima dos 8 meses)

     

    Objetivo geral

    Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária. Oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento.

     

    Conteúdos

    1) Estimulação auditiva: Músicas / Sons

    Objetivo: Reconhecer diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc.

    Estratégia: Através de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc).

     

    2) Estimulação viso-motora: Manipular objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas, bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros.

    Objetivo: Aprimorar a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros superiores.

    Estratégia: Através de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.

     

    3) Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar

    Objetivo: Expressar diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato de saltar.

    Estratégia: Através de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada, túnel).

     

    4) Estimulação sensória – motora

    Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição).

    Estratégia: Através de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos de montar e desmontar, etc.