-
Após a leitura da história “A colcha de retalhos” dos autores Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro, as crianças das “Turmas do Integral” dos períodos da manhã e da tarde, foram convidadas a realizar desenhos em pedaços de tecidos. Esses tecidos foram utilizados para a decoração de uma colcha que ficou linda.
Na história, recortando retalhos para fazer uma colcha, os personagens que são Felipe e sua Vovó vão reunindo e costurando suas lembranças. Entre recordações alegres, tristes, engraçadas e embaraçosas, Felipe descobre o sentido da saudade.
O mais interessante é que a nossa “colcha de retalhos” propiciou muitas descobertas e brincadeiras.
Ler, contar e ouvir histórias são atividades pelas quais a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos do seu.A Educação Infantil tem a responsabilidade de resgatar e organizar o repertório das histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas histórias se constituem em rica fonte de informação sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo para a construção da subjetividade e da sensibilidade delas.
Ter acesso à boa literatura é dispor de informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura.
Indicação de leitura em família, a “Colcha de Retalhos” fala sobre amor e família e mostra laços profundos que unem avó e neto com uma história cheia de lembranças e bons sentimentos. Imperdível!
O álbum completo de fotos está disponível no APP da Agenda Digital, de uso exclusivo dos pais.
Fotos