A adaptação de um bebê ao berçário é um processo gradual e individual que envolve a construção de vínculos afetivos e de confiança. É um momento importante para o desenvolvimento da criança.
Como é o processo de adaptação aqui na Villa dei Bambini:
• A adaptação é orientada por conversas com a família, que mapeiam as necessidades, hábitos e características do bebê.
• A adaptação é gradual e flexível, com permanências mais curtas nos primeiros dias, e um familiar permanece conosco acompanhando sua criança de perto (dentro do ambiente escolar).
• Durante a adaptação priorizamos o cuidado e o carinho, com muita sensibilidade para entender os ritmos e a maneira como os bebês se comunicam. Para esse entendimento ser mais eficaz, a presença dos pais é fundamental.
• É na adaptação que fazemos a construção de vínculos afetivos entre as crianças, educadores e familiares.
Como ajudamos as famílias na adaptação:
• Acolhemos a família e estabelecemos relações positivas com seus membros.
• Ajudamos os pais a controlar as emoções, não demonstrando tristeza e descontrole na frente das crianças.
• Propomos atividades dinâmicas para o interesse da criança.
• Iniciamos com um planejamento de dias e horas/dia geral e depois personalizamos para a necessidade da familia, trazendo conforto e estabilidade emocional aos pais.
Aqui vemos a turminha do Berçário Fase II em formação. Todos em adaptação: uns se desenvolveram e transitaram da Fase I para a Fase II no início do ano (outro ambiente e outras educadoras) e outros estão na escola pela 1ª vez.