MINI PROJETO: O MUNDO AO MEU REDOR

  • Minibaby

    Temos como objetivo ao trabalhar com a turma do “Minibaby” oferecer aos nossos pequenos, novas possibilidades de aprendizados, vivências e desafios em um espaço mais amplo, com novas e variadas estimulações, o que, consequentemente propicia novos aprendizados.

    As crianças nesta faixa etária apresentam como maior fonte de aprendizado as percepções, táteis, visuais e auditivas. Sendo assim, internalizam novas vivências ao manusearem o objeto de aprendizado e ao perceberem suas características e possibilidades, por esse motivo, necessitam de atividades envolvendo experiências lúdicas. O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos.

    Sendo assim, pensamos em um mini projeto que proporcionasse um mundo de possibilidades e experimentações,  envolvendo as sensações, pois é a característica mais significativa da fase de desenvolvimento em que se encontram, proporcionado as crianças a oportunidade de exploração de diferentes materiais e experiências através de texturas variadas, ampliando sua capacidade de expressão e percepção do mundo.

     Através das atividades elaboradas, nossas crianças tiveram a oportunidade de:

    – Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;

    – Estimular principalmente os sentidos do tato, visão e audição;

    – Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar, amassar, colar e pintar;

    – Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras;

    – Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

     

    No decorrer do mini projeto, utilizamos como recursos:

    – Manuseio de diversos materiais: Esponja, lã, lixas, algodão, plástico bolha, penas, massinha de modelar, amassar papéis variados como celofane e crepom, pinturas variadas com tintas, pinturas com giz de cera, rasgaduras variadas e colagens, brincadeiras com balões coloridos, manuseio de areia, geleca, gelatina, sagu, macarrão, enfim, propiciamos o manuseio de diferentes texturas.

     

     

     

    – Contações de histórias: – Utilizando livros, fantoches, dedoches, aventais decorados, etc…

        – Recursos sonoros: – Diferentes instrumentos, músicas variadas, manipulação de  brinquedos e materiais sonoros, brincadeiras musicais, enfim, estimulações envolvendo a sonoridade percepção auditiva.

    – Recursos motores: – Atividades lúdicas como correr, saltar, encaixar, traspor obstáculos, percorrer circuitos, etc…

    Com o desenvolvimento do projeto, nossas crianças desenvolveram diversas habilidades e adquiriram novos conhecimentos, dentre eles:

    –  Desenvolvimento de identidade, autonomia e iniciativa para fazer escolhas;

     – Ampliação da linguagem visual através de atividades envolvendo as Artes Visuais;

    – Desenvolvimento da expressão corporal através da música;
    –  Desenvolvimento da Linguagem oral;
    –  Desenvolvimento de noções de espaço, tempo, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar);
    –  Conhecimento do  corpo humano: equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, e noções de lateralidade.

    Deixamos claro que o aprendizado é contínuo, ininterrupto e evolui cada vez mais, desde que as crianças tenham as oportunidades de serem estimuladas no decorrer de seu amadurecimento enquanto seres pensantes e capazes. O nosso maior objetivo ao oferecermos tais estímulos aos nossos pequenos é semearmos o verdadeiro aprendizado, aquele que não será esquecido e que florescerá no decorrer de suas vidas. Pois, acima de tudo, o verdadeiro aprendizado deve ser significativo.

    Apreciem alguns momentos vivenciados no decorrer do nosso trabalho com essa turminha tão especial:

    Nesta atividade nossos artistas estão produzindo uma pintura coletiva no azulejo, utilizando as mãos e tintas variadas. Temos como objetivo desenvolver o gosto pela arte, assim como as habilidades de coordenação motora fina, a criatividade e possibilitar novas descobertas.

    As atividades de traspor obstáculos auxiliam no desenvolvimento motor, coordenação motora, equilíbrio, assim como na resolução de situações problemas.

    Nossos pequenos vivenciam momentos nos quais a fantasia predomina… Olha só como estão atentos!!!  A contação de histórias é um riquíssimo material de apoio para o desenvolvimento da oralidade, atenção e imaginação.

    Quanta cor, quanta luz, quanta criatividade!!! Nossos artistas participaram da “Feira Cultural”, que aconteceu no primeiro semestre de 2017.

    A dança auxilia o desenvolvimento não só das habilidades motoras, como também da percepção auditiva e ritmo. As crianças pequenas apreciam muito esse tipo de estímulo, e tais atividades acontecem com frequência na rotina do “Minibaby”.

    Depois de dançar tanto, sempre aparece uma “fominha”. Aqui a turminha do Minibaby está organizada no refeitório para o momento do lanche. Esse tipo de organização permite que adquiram maior independência, pois já iniciam o movimento de tentar organizar os seus pertences como a toalhinha, o manuseio dos utensílios da lancheira e o cuidado com o próprio lanche.

    No parque, as crianças vivenciam diferentes momentos, nos quais tem a oportunidade de interagir com os amigos, assim como experimentar diferentes desafios ao utilizar os brinquedos (sempre com o acompanhamento das educadoras).

    O espaço da “Casa da Boneca”, também é bastante apreciado pela turminha do Minibaby, pois brincando dramatizam situações do seu cotidiano. Através do brincar, tentam resolver conflitos, aprendem a dividir e exercitar a socialização.

    As aulas de psicomotricidade também desempenham um papel importante para o desenvolvimento infantil, pois estimulam a coordenação motora e a orientação espacial. A turminha do Minibaby com o acompanhamento da professora Simone, também experimentam uma variedade de estímulos e desafios… Eles adoram!

    O espaço do ateliê proporciona uma variedade de possibilidades artísticas, pois as crianças experimentam pintar, misturar cores, realizar colagens, enfim, esse espaço é um dos preferidos dos nossos pequenos.

    Através deste pequeno texto e com a apresentação de algumas fotos de momentos vivenciados em nossa rotina, vocês tiveram a possibilidade de observar um pouco de todos os estímulos oferecidos para as nossas crianças do Minibaby, mas muito ainda vem por ai, afinal estamos em um espaço que propicia a ludicidade como principal ferramenta de aprendizado.