Nessa sequencia incrível de atividades elaboradas pelo Jardim I, as turmas foram convidadas a vivenciar o contrates entre preto e branco, além da mistura das cores e também em luz e sombra. Vemos algumas experiências acontecerem dentro dessa proposta que chamamos de percursos criativos.
Para esse percurso formado por atividades exploratórias, as professoras deixaram as crianças experimentarem, sem a sua intervenção. Nesse contexto, com um ambiente previamente organizado, as professoras desempenharam o papel de registrar algo que evidenciasse a aprendizagem e as descobertas das crianças para que possa ser usado como recurso de interações futuras.
As crianças experimentaram o trabalho plástico com tinta preta e branca e com a sua mistura, usaram o recurso de apoio das figuras destacáveis para brincadeira com lanterna e luz ambiente apagada na sala de vivência, usaram essas mesmas figuras para desenho com contorno preto no plástico e no papel, dentre outras experimentações. As artes coletivas em transparência foram também utilizadas como cabana para observação da arte sob o sol unindo o desenho em preto à interferência da luz e da sombra.
A sequência de atividade teve como principais objetivos:
– desenvolver a coordenação visomotora por meio de observação, interação e representação;
– desenvolver a habilidade de observação atenta, com percepção de detalhes;
– levantar e testar hipóteses;
– explorar, com curiosidade e atitude proativa, saberes e expressões artísticas;
– participar de atividades que envolvam a estimulação dos sentidos, sobretudo a visão e a representação gráfica.