O Carnaval não deve ser considerado apenas uma festa a fantasias, regada com muito samba no pé. Vai além, pois traz a diversidade cultural existente nas diferentes regiões do nosso país, que deve ser respeitada e valorizada.
No Brasil, o Carnaval deriva da mistura das culturas africanas, indígenas e europeias. Em cada região, ele tem características próprias. Enquanto os cariocas desfilam fantasias em carros alegóricos, a Bahia pula atrás de trios elétricos. No Recife, o agito é embalado por muito frevo. A poucos quilômetros, Olinda faz a festa com bonecos gigantes. No Amazonas, a tradição indígena predomina nas fantasias, nos adereços e nos temas de exaltação à natureza.
Devido a essa diversidade cultural o Carnaval é considerado uma festa multicultural, pois agrega vários ritmos, danças e tradições.
Para o Carnaval 2025 da “Villa dei Bambini” as crianças foram convidadas a conhecer como o Carnaval é comemorado nas cidades de:
– Salvador, onde o Axé é o ritmo forte do Carnaval.
– Recife, onde o frevo predomina.
– Rio de janeiro, considerado o berço do samba.
– Fortaleza, que brinca o Carnaval ao som do maracatu.
Para abordar esse tema com as crianças elaboramos um miniprojeto que aconteceu durante a semana de 24/02 a 28/02. Encerramos essa semana rica em cultura brasileira com o Baile de Carnaval da Villa e com a Folia Pós Baile de Carnaval quando as turmas da Educação Infantil exploraram em uma grande roda de conversa os ritmos e cidades com seus pontos turísticos e curiosidades onde o Carnaval é muito significativo.